As próteses existem para ajudar você a realizar tudo o que fazia com seus dentes naturais. Mas o começo do tratamento pode ser um desafio para a pronúncia de algumas palavras. Ainda bem que a adaptação pode ser fácil e precisa apenas que você não desista.
Se, no começo do tratamento, você sentir dificuldade para falar algumas palavras, fique tranquilo. Todo mundo pode passar por isso. Repita as palavras e as frases que você mais usa, articulando bem aquelas que parecem mais complicadas. Assim, você vai reaprender a movimentar a boca para uma comunicação mais clara.
Um bom exercício, tanto para a pronúncia quanto para sua confiança, é ler em voz alta. Aqui, vale tudo: jornais, livros, revistas e até bulas de remédio podem servir para seu treinamento. Fazer isso em frente ao espelho também é uma boa ideia, para que você veja como sua boca se move com suas novas próteses.
A prática é a melhor escola. Por isso, converse muito com sua família e amigos e peça para que eles digam onde você está tendo mais dificuldade. Assim, você vai saber o que praticar no primeiro passo deste texto.
Mas, se mesmo com essas dicas, você ainda achar difícil falar usando sua dentadura, procure seu dentista. Ele vai dizer o que fazer para melhorar a pronúncia, como, por exemplo, usar fixadores de próteses.
GSK. Dicas sobre como falar, mesmo usando próteses. Disponível em: https://www.mydenturecare.com/pt-br/expert-advice/getting-dentures/advice-on-talking-with-dentures/ Acesso em 30 jul. 2019.
O material incluído nesse website é dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu Dentista. PM-BR-PLD-22-00092/SET/22.