O implante dentário nada mais é do que a fixação de um ou mais dentes no osso maxilar mandibular abaixo da gengiva do paciente1. O resultado alcançado tende a ser o mais próximo da naturalidade de uma dentição natural, tanto em relação à estética quanto à funcionalidade.
Somente um dentista especializado em implantodontia pode sugerir esse procedimento para o seu paciente, pois é ele quem vai avaliar as contraindicações e recomendações.
Separamos algumas informações para que você saiba mais sobre esse processo. Vem ver!
Pressão alta, diabetes ou doenças crônicas não são impeditivos, desde que a pessoa esteja sob acompanhamento médico regular, e seu médico o libere para o procedimento.
O tempo ideal para colocar um implante vai depender da formação óssea do paciente. Assim, crianças, jovens e adultos precisam ter a estrutura óssea avaliada pelo dentista para confirmar se podem receber o implante.
Pacientes que fazem uso de medicamentos bifosfonatos, muito utilizados para o tratamento de osteoporose, também precisam de avaliação antes de optar pelo implante dentário. O uso desses remédios inibem a remodelação óssea2 causando transtornos ao paciente e a recomendação, neste caso, é dar preferência ao uso de próteses removíveis.
Para que o paciente passe pela experiência da maneira mais confortável possível, a anestesia local, comum a diversos procedimentos dentários – como a extração de um siso, por exemplo –, também é utilizada aqui. No pós-operatório analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios poderão acompanhar o paciente durante esse período. O dentista dirá os medicamentos, se necessário.
Antes de efetuar o procedimento é necessário que o cirurgião dentista saiba quais são as condições do osso que está abaixo da gengiva.
Para isso, possivelmente, será necessária a realização de alguns exames3: Exames pré operatórios (clínicos e de imagem).
Os implantes dentários promovem uma verdadeira transformação na vida daqueles que a eles recorrem, trazendo o retorno da autoestima, da confiança e da qualidade de vida. Bem-estar e confiança? Você pode!
1 - FLORENTINO FILHO, A., ATAÍDE, W., PEREIRA,A. O implante dentário como uma alternativa para pacientes periodontais: uma revisão da literatura. Rev Cienc Saúde. 2012; 14(1):53-59
2- SANTOS, L. et al. Influência do uso de bisfosfonatos em pacientes submetidos a implantes dentários: revisão da literatura. Revista Bahiana de Odontologia. 2016; 7(1):22-30
3- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de especialidades em saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde/Departamento de Atenção Básica, 2008 (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
O material incluído nesse website é dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu Dentista. PM-BR-PLD-22-00092/SET/22.